Contador de visitas visitantes

Busca na UFSC   
 
HORTO

IDENTIFICAÇÃO

OBJETIVOS

LINHAS DE PESQUISA

PARCERIAS

EQUIPE

PROJETOS

CONTATO
 
   
 
 
HORTO  
 

As plantas medicinais fazem parte do cotidiano da população, seja por seu uso consagrado no decorrer da história de diferentes grupos sociais, pelo incentivo que vem ocorrendo nos meios acadêmico e científico ou até mesmo pela própria mídia e parcelas da população que buscam um retorno ao “natural”. Muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas fazem uso indevido de alguma planta que pode ser potencialmente tóxica ou apresentar algum efeito colateral, ou ainda, utilizar uma determinada espécie acreditando ser outra por não saber identificá-la corretamente.

A implantação do Horto ocorreu em 1999. A cada semestre participam das aulas curriculares cerca de 150 estudantess dos cursos de graduação da UFSC: Enfermagem, Medicina, e Farmácia. Acadêmicos de outras disciplinas regularmente matriculados no curso também podem participar.
Há um
GRUPO  de discussão sobre plantas medicinais aberto a alunos interessados e um CURSO para a comunidade em geral. Este espaço tem contribuído para o desenvolvimento de recursos humanos na área da saúde com noções sobre o uso correto de plantas medicinais.  

A importância de profissionais habilitados a dialogar com a população sobre o uso desse recurso terapêutico tem sido destacada pela OMS, pois muitas vezes a população não refere suas dúvidas porque o uso de plantas não é considerado um saber válido na biomedicina. A falta de diálogo diminui as chances reconhecer o uso incorreto ou possíveis efeitos adversos relacionados ao seu uso.

A interação entre os saberes popular e científico e contribuído para a divulgação de critérios que levam ao uso mais seguro das plantas medicinais assim como cuidados com a qualidade, cultivo e preservação de espécies vegetais utilizadas como recurso terapêutico.

 

Cerca de 60 (sessenta) plantas medicinais com identificação botânica prévia e outras 80 (oitenta) em processo de classificação são utilizadas em aulas teórico-práticas onde são esclarecidas dúvidas e coletadas informações a seu respeito. São veiculadas informações sobre cultivo, identificação botânica, cuidados no modo de preparo, indicações terapêuticas e preservação de espécies nativas

 

 

 

 Universidade Federal de Santa Catarina / Centro de Ciências da Saúde / SSPB / Campus Universitário/Trindade Florianópolis/SC Cep 88010-970 Fone:

 webmaster